Gabinete do Cidadão

O Gabinete do Cidadão tem como missão principal promover a participação informada e uma conduta responsável dos cidadãos utilizadores dos serviços do HSOG, detentores de Direitos e Deveres, numa lógica de mediação e diálogo, com vista à melhoria contínua da qualidade dos serviços e cuidados de saúde prestados.

A (O) Cidadã(o) pode dirigir-se ao Gabinete do Cidadão para apresentar uma exposição por escrito (reclamação, sugestão ou elogio), assim como obter esclarecimentos e informações sobre os seus direitos, deveres e a forma de aceder aos serviços prestados pelo Hospital.

As Exposições podem ser apresentadas através dos seguintes meios:

• Através do canal digital “FALE CONNOSCO” neste site.
  • Envio para o endereço de correio eletrónico: gabinetedocidadao@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt
  • Diretamente no site da Entidade Reguladora da Saúde (www.ers.pt/pt/).
  • Atendimento presencial personalizado no Gabinete do Cidadão nos dias úteis, das 10:00-12:00 e das 14:30-16:00.
  • Registo no Livro Amarelo e/ou de Elogios, disponível em alguns dos Balcões de Atendimento principais.
  • Por carta dirigida ao Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães.

Como apresentar uma Exposição:

• Independentemente do meio que venha a utilizar e de modo a permitir o contacto correto e célere no tratamento, a Exposição deverá conter os seguintes dados:
  • Nome completo do utente em causa e, sempre que possível, a data de nascimento e/ou o nº de Utente SNS e/ou nº de Processo Clínico;
  • Morada completa (incluindo o código postal com os 7 dígitos);
  • Telefone/Telemóvel;

Sugestão de texto a apresentar na Exposição:

• Quando aconteceu (data e hora);
  • Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
  • Com quem aconteceu [identificação clara do utente e do(s) profissional(ais) envolvido(s)];
  • Como aconteceu (resumo).