Ir para o conteúdo

Inauguração da Unidade de Reabilitação Cardiovascular

Foi em fevereiro de 2022 que os Serviços de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) e de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, EPE, alicerçados naquilo que é a maior missão do SNS, a de garantir o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade, propuseram a implementação de uma Unidade Multidisciplinar de Reabilitação Cardiovascular no HSOG.

Contanto com o apoio de todo o Conselho de Administração, desde essa data, instituiu-se a Fase I do Programa de Reabilitação Cardiovascular, que decorre no Internamento do Serviço de Cardiologia. Iniciou-se também a Consulta de Reabilitação Cardiovascular em regime de ambulatório, da responsabilidade do Serviço de MFR, que avalia e estabelece a estratificação do risco cardiovascular para integração dos doentes nas classes de recondicionamento ao esforço.

Os serviços congratularem-se de poder ter em junho de 2023 a implementação integral da Fase II do Programa, com início das referidas classes de exercício, que decorre em regime de ambulatório no Serviço de MFR, tendo decorrido hoje, 21 de junho, a sua inauguração oficial.

A Reabilitação Cardiovascular é uma intervenção terapêutica multidisciplinar, que visa a recuperação do doente após um evento cardiovascular agudo ou doença cardíaca crónica e que contribui para a sua prevenção secundária, diminui a morbimortalidade e maximiza a qualidade de vida dos doentes.
O acesso a estes programas é ainda diminuta em Portugal, mas conta com a maior classe de recomendação em termos de evidência científica. Neste momento, a população que o Hospital de Guimarães serve passa a poder contar com mais esta valência terapêutica.

21/06/2023
imagem do post do Inauguração da Unidade de Reabilitação Cardiovascular